Produção industrial fecha 2021 com expansão de 3,9%

Produção industrial fecha 2021 com expansão de 3,9%

Resseguros Seguro Patrimonial Seguros • 02/02/2022

O ano de 2021 terminou com bons resultados para a indústria brasileira. Após dois anos seguidos de recuo, o setor apresentou um crescimento fora da curva no final do ano passado, com 2,9% de expansão em dezembro, comparado a novembro do mesmo ano. Os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgados no começo de fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), também indicam que a produção em 2021 obteve a maior expansão anual desde 2010, com 10,2% de crescimento.

Nos últimos dois anos de pandemia, a indústria brasileira tem mantido a resiliência frente aos desafios impostos pela crise sanitária e pelo cenário econômico. O resultado positivo registrado em dezembro é a melhor taxa mensal desde maio de 2021 (1,2%), com maior variação desde julho de 2020 (9,2%). O número é reflexo do bom desempenho das quatro grandes categorias da indústria e da grande maioria das atividades relacionadas, com destaque para os bens de capital que registrou ata de 28,3% frente a 2020.

A produção de bens intermediários também obteve alta de 3,3% ano passado, com alta de 1,2% apenas no período entre novembro e dezembro. Esta categoria representa mais de 50% da indústria nacional. Igualmente, a produção de bens duráveis subiu 1,9% em 2021, na comparação com 2020.

A pesquisa, junto aos sinais positivos referentes ao mercado de trabalho e à recuperação de estoques, são bons indicadores para uma atuação mais pujante da indústria em 2022. Apesar das incertezas advindas da pandemia, com suas novas variantes, a resiliência e a solidez da indústria brasileira são fatos inquestionáveis.

Seguro Patrimonial (Property)
Com ampla proteção para os riscos mais variados, o Seguro Patrimonial da ASAS foi desenvolvido para auxiliar o corretor de seguros desde as mais simples colocações de riscos às mais complexas, cobrindo as atividades específicas do mercado brasileiro. As apólices são personalizadas conforme as necessidades de cada cliente, com clausulado simples e transparente.

São mais de 70 coberturas englobando Riscos Tradicionais, Especiais ou Complexos.

 


Compartilhar via:
© 2024 ASAS. Todos os Direitos Reservados
Produzido por Agência Capella

Pular para a barra de ferramentas