“Conhecer para entender”
Institucional • 21/12/2023Nova head RCG ASAS reforça importância da comunicação para disseminação do ramo no Brasil.
Coadjuvante na maioria das Seguradoras, o ramo de Responsabilidade Civil Geral (RCG) parece ainda ser pouco conhecido pelos consumidores brasileiros. Presente em diversas carteiras, como Empresarial, Riscos de Engenharia, Automóveis, entre outros, o Seguro de Responsabilidade Civil segue o crescimento do setor, junto às constantes mudanças que nossa sociedade vivencia. Em sintonia com o cenário nacional e atenta às novas oportunidades de mercado, a nova Head de Responsabilidade Civil Geral Regiane Camargo junta-se à tripulação ASAS Group para alçar voos ainda mais altos em 2024.
Com quase 30 anos de experiência em seguros, a head ASAS chega a bordo com a missão de viabilizar as soluções mais completas possíveis aos segurados, otimizando a comunicação com Corretores de Seguros e promovendo integração com outros ramos dentro da ASAS.
“Quem teve a oportunidade de trabalhar comigo sabe que gosto de trabalhar em prol da melhor solução aos segurados, estrategicamente, promovendo cross selling, atuando em conjunto com colegas de outros ramos da Cia. Outra característica pessoal que tenho é estar disponível aos corretores. Com isso, espero contribuir para que o RCG na ASAS seja um sucesso”, destaca Regiane.
Foco na comunicação
Promover a cultura do RCG é conscientizar clientes e corretores de seguros sobre a importância da adoção do seguro para a garantia do patrimônio. Por isso, é necessário entender as demandas do público para, então, ofertar as melhores soluções e evitar gaps no momento do sinistro. Nessa dinâmica, seguradoras e mercado precisam se adequar e adequar seus produtos, constantemente, para atender novos nichos, além de capacitar corretores e profissionais do setor para fomentar o segmento.
“Minha estratégia é muito simples: conhecer para atender. E para conhecer é necessário FALAR, e coloco a palavra ‘falar’ em maiúsculo porque é o que gosto de fazer, conversar com o corretor que conhece o cliente e é meu principal parceiro de negócios nesse processo de conhecimento da atividade e riscos envolvidos nessa atividade. O corretor sabe quem é seu cliente, seu gerenciamento de risco e suas expectativas em relação ao seguro para poder orientá-lo e oferecer a melhor solução para ele”, declara a head.
Regiane acrescenta que a comunicação ativa e desburocratizada é a principal ferramenta para fortalecer e expandir o relacionamento entre seguradora, clientes e corretores. “Entendemos as necessidades dos clientes e, a partir daí, acrescemos agilidade no atendimento com a oferta de produtos adequados ao risco, sempre disponíveis para oferecer suporte técnico no decorrer da vigência do seguro.”
Compatibilidade com a ASAS
Todas as experiências vividas em sua trajetória profissional parecem ter encaminhado Regiane para a ASAS. O olhar atento para as oportunidades de mercado, o desejo de estar junto a um time que constrói suas rotas de voos, que combina maturidade profissional com tecnologia, são atributos que a head se identifica com o time ASAS.
“Imediatamente me identifiquei com a ASAS, que está me possibilitando desenvolver o clausulado e é uma empresa com excelência nos ramos que atua. Nossa missão aqui na ASAS é que o segurado se preocupe pela sua atividade principal, sabendo que se em algum momento algum imprevisto ocorrer, terá a tranquilidade de saber que a proteção de seguro contratada será honrada”, comenta. A seriedade e o forte compromisso com o resultado, somados à flexibilidade e disponibilidade em ouvir clientes e corretores são características que reforçam a identificação com a ASAS.
Mercado RCG em 2024
Marcado por oportunidades de mercado e de crescimento para empresas e profissionais do seguro, o próximo ano reserva grandes conquistas para aqueles que se permitirem dar um passo à frente. A recente projeção divulgada pelo CNseg, com estimativa de 13% de crescimento para o segmento de Danos e Responsabilidade, com destaque para Responsabilidade Civil (17,9%), são fatores que reforçam um cenário positivo em 2024.
“Mediante esse cenário, vejo excelentes oportunidades para os profissionais atuantes no ramos de RCG e aos que desejam atuar nessa carteira. Vários fatores contribuem para esse cenário, como a incidência de sinistros relevantes em distintas linhas de negócios, com cada vez maior cobertura e repercussão, têm contribuído para a conscientização da importância econômica e social do seguro para a sociedade, afirma Regiane.
Junto à evolução tecnológica que impulsiona os setores de energia renováveis, à automação industrial e o desempenho do setor de serviços, entre outros, têm possibilitado a geração de novos negócios e a demanda por seguros de várias linhas, representando boas oportunidades para o ramo de RC. “Outro fator a ser considerado é a expectativa pelo novo PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] pelo Governo Federal, que tende a gerar boas possibilidades para o RC Obras”, completa a head.