Com a palavra, o CEO: Marcelo Assumpção fala sobre trajetória, perspectivas e conquistas do ASAS Group

Com a palavra, o CEO: Marcelo Assumpção fala sobre trajetória, perspectivas e conquistas do ASAS Group

Institucional • 06/07/2022

Este ano, a ASAS celebra sete anos de existência como a primeira e maior MGA do Brasil, que inaugurou uma nova forma de se pensar e fazer seguro e resseguro neste lado da linha do equador. Em 2022, ano considerado de retomada, a ASAS aproveitou os novos ares para anunciar mudanças e novas direções de voo, com expansão para outros mercados na América Latina e a certeza de que superar desafios e identificar oportunidades são situações análogas para aqueles que agregam valor aonde passam.

Para falar sobre a trajetória, visão estratégica, mercado atual e perspectivas, conversamos com Marcelo Assumpção, CEO do ASAS Group, que nos contou sobre desafios e conquistas de um grupo de especialistas que, juntos, permanecem a tensionar os limites e a consolidar o ASAS Group como um dos mais respeitados players do mercado. Acompanhe a entrevista.

A primeira e maior MGA do Brasil completa sete anos em 2022. Como você avalia a trajetória do ASAS Group nesses anos, e qual foi o maior desafio ultrapassado até agora?

M.A. Estamos muito orgulhosos do que conseguimos e nos tornamos desde a nossa fundação em 2015. O caminho obviamente não é dos mais fáceis, mas existimos justamente para fazer o que não é óbvio e fácil. É sempre complicado realizar algo novo e diferente. Sendo a primeira verdadeira e independente MGA do Brasil, tivemos muito trabalho de divulgação para explicar nossa proposta de valor com os corretores, seguradores e parceiros. Lembro-me ainda das primeiras conversas com colegas do mercado e o trabalho que dava explicar nossa proposta e convencê-los de que não éramos um grupo de malucos fazendo maluquices. Hoje, depois de muito trabalho, nos sentimos reconhecidos pelo mercado como um verdadeiro player, com profundo conhecimento nos nichos em que atuamos, assim como grandes agregadores de valor tanto para clientes e corretores como para nossos parceiros em geral.

Como uma MGA consolidada no mercado brasileiro, qual a sua visão sobre os rumos do mercado segurador nacional e qual o papel do ASAS Group nesse cenário?

M.A. Vindo de um longo tempo de mercado soft e ultracompetitivo, estamos, finalmente, vendo um endurecimento nas condições de subscrição e precificação, que estão levando a condições mais saudáveis em termos de resultados técnicos, especialmente, nos mercados em que atuamos. Como exemplo, podemos citar o Global Insurance Market Index, publicado pela Marsh a cada trimestre, onde é possível apurar tal endurecimento como tendência cada vez mais evidente e acentuada, principalmente, nos nichos de atuação do ASAS Group.  Nossa expectativa é que isso continue no curto e médio prazo. A ASAS sempre se diferenciou por resultados bem acima da média do mercado nos produtos que atua e, pelo que avistamos, nos próximos anos haverá um crescimento sustentável de mercado em geral e da ASAS em particular, nos levando à extrema especialização em multilinhas, com atuação em toda a América Latina.

O ASAS Group iniciou o ano com anúncio de expansão de suas atividades, como o roadshow por Miami em abril. O que esse movimento representa dentro da estratégia do grupo para este ano? Pode compartilhar quais são os planos de expansão para este ano?

M.A. Com muita calma e pé no chão, o ASAS Group está agregando produtos e países à sua área de atuação. Começamos em 2015 sendo um player especializado em General Aviation, atuando fundamentalmente no Brasil, subscrevendo capacidades de resseguro e fomos ampliando nesses anos os produtos e territórios onde atuamos. Nesse ano, além de manter nosso posicionamento como uns dos líderes do mercado aeronáutico, a prioridade é seguir ampliando nossa presença em riscos de Property nos países foco, de acordo com nossa estratégia para LATAM, assim como fazer crescer nossos produtos novos de Garantias, Casualty e Financial Lines. Ampliando nosso escopo de atuação, visamos a diversificação e pulverização de riscos, assim como resultados sustentáveis, onde oferecemos a nossos parceiros as melhores soluções, além de um portfólio mais estável e diversificado com autossustentabilidade.

Em um cenário positivo para os setores de seguros e resseguros, quais características do ASAS Group o colocam entre os melhores players do mercado?

M.A. A ASAS sempre se diferenciou por ser especialista nos ramos em que atua e pelo foco no resultado técnico de cada uma de suas carteiras. Isso sempre será parte do nosso DNA e faz parte de cada um dos nossos 35 colaboradores. Considerando os cenários positivos tanto para seguros como para resseguro em toda LATAM, esperamos cada vez mais novas oportunidades, projetando tanto um crescimento orgânico quanto excelentes resultados acima da média de mercado para nossos parceiros, em todas as nossas áreas de atuação.


Compartilhar via:
© 2024 ASAS. Todos os Direitos Reservados
Produzido por Agência Capella

Pular para a barra de ferramentas