Foco na operação é um diferencial qualitativo

Foco na operação é um diferencial qualitativo

Institucional • 05/08/2022

A efetiva autoridade em seguro e resseguro é o diferencial que posiciona o ASAS Group como um dos principais players do mercado, com autonomia e expertise na subscrição de riscos. Partindo de um modelo de negócio inspirado nas agências de subscrição de Londres, algo inédito no Brasil à época, é no fazer diário que repousa o elemento distintivo do ASAS Group: a agilidade nas operações.   

Com equipe técnica especializada, estrutura administrativa enxuta e tecnologia alocada para otimizar as operações, o ASAS Group está apto a oferecer aos clientes, parceiros e corretores de seguros algo de extrema valia no setor, que foge da percepção tradicional que classifica o setor de seguros como moroso e burocrático. Segundo Djalma Barros, vice-presidente operacional do ASAS Group, a agilidade nas respostas e decisões está, entre outros fatores, na capacidade técnica da equipe. 

“O ASAS Goup se diferencia no nosso mercado exatamente por ter autoridade e independência para a subscrição de riscos, tendo em vista a expertise da sua equipe técnica, além de não ter processos de tomada de decisão burocráticos, implementados muitas vezes nas seguradoras que atuam no nosso mercado”, destaca.

 

Conhecimento técnico e agilidade na tomada de decisão

Sem uma matriz para reportar e aguardar decisões e com operação voltada para análise de riscos complexos, algo que não é comum no mercado, o ASAS Group realiza um trabalho que, além de requerer alta habilidade técnica, favorece respostas mais assertivas aos corretores e parceiros. 

“Nossa operação é voltada para a análise de riscos complexos, os quais o mercado tende a excluir de seu portfólio por ser necessário a realização de uma análise em que se consegue separar o conceito de risco complexo do ruim. Em paralelo, desenvolvemos uma ferramenta de cálculo na ponta que pode atender nossos parceiros na emissão de cotações de riscos com menor grau de complexidade, o que faz com que nossa equipe se concentre no principal “core” da ASAS: a subscrição de riscos diferenciados/complexos”, ressalta Djalma.

 

Atendimento técnico especializado aos corretores

Disponibilidade e conhecimento para atender clientes e parceiros é um fator distintivo no mercado atual. Para Djalma, esse é um aspecto revelador dos valores e visão de uma companhia.  

“Diferentemente do que percebemos no segmento, nosso time técnico está sempre disponível para atender aos corretores parceiros, algo que devido à perda de qualidade dos profissionais atuantes no mercado, ficou mais restrito na maioria das companhias, fato relatado pelas corretoras de seguros que sentem falta das discussões técnicas na busca de soluções para as demandas do Segurados”, relata o vice-presidente.

 

Conhecimento de mercado 

Em um mercado que vive um período de intensa transição, e que muitas seguradoras precisam rever seu modelo de negócio e atuação no segmento, manter o foco no processo em si, na operação cotidiana, é um diferencial qualitativo. Assim como estar atento às movimentações e tendências é um indicador de comprometimento e expertise de uma seguradora. 

Um exemplo, destacado por Djalma, é que em 2018, quando a ASAS iniciou as operações no segmento de riscos empresariais, o cenário atual já era uma tendência. Por isso, a ASAS saiu na frente em relação ao mercado em busca de melhorias na qualidade dos riscos, nos relatórios de inspeção com detalhamento dos processos, análise técnica mais apurada e monitoramento de recomendações. 

“As seguradoras tradicionais estão revendo o modelo e apetite no segmento patrimonial, em função das perdas acumuladas, principalmente, pela redução histórica de taxas, pela ausência de Participações Obrigatórias dos Segurados, pela queda na qualidade da análise dos relatórios de inspeção e pela falta de monitoramento das recomendações de melhorias. É nítido que estamos passando por uma fase onde teremos elevações das taxas. Aqui se verifica a necessidade de os empresários olharem com mais atenção para a melhoria de processos e manutenção das suas instalações. Muitas empresas estão ficando sem opção para a contratação de seguro, inclusive em atividade com menor grau de complexidade e severidade”, acrescenta Djalma.

 


Compartilhar via:
© 2024 ASAS. Todos os Direitos Reservados
Produzido por Agência Capella

Pular para a barra de ferramentas